Sobre
O Programa NERDS foi criado no ano de 2009, no Câmpus de Ponta Porã da UFMS e, por esse motivo, ficou também conhecido como “NERDS da Fronteira”. A ação foi idealizada e é coordenada pelo Prof. Dr. Amaury Antônio de Castro Junior. O termo NERDS é a sigla do Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software, que dá nome à ação. Atualmente, a ação está sediada na Faculdade de Computação da UFMS (FACOM), em Campo Grande. O programa surgiu a partir das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que buscavam promover e estimular a participação de escolas em olimpíadas científicas, como a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Com foco no estudo da computação, o programa buscava atrair a atenção dos estudantes e incentivar os professores a promoverem atividades diversificadas que pudessem utilizar tecnologia no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Inicialmente, o NERDS da Fronteira se envolveu intensamente com as escolas, promovendo palestras, reuniões e a realização da OBI e da OBR em Ponta Porã, expandindo-se, nos anos seguintes, para vários outros municípios do estado de Mato Grosso do Sul.
A ação de extensão recebeu recursos financeiros do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) em seus primeiros anos e também é um dos projetos que recebeu a Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos anos de 2016 e 2017.
A partir da publicação da Resolução MEC/CNE/CES No. 7, de 18/12/2018, que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimentando o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, as ações de extensão vêm ganhando força e importância na formação dos estudantes do ensino superior. Portanto, a inserção curricular da Extensão apresenta-se como um processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Um dos principais objetivos é a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.
A referida resolução prevê a obrigatoriedade de no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
Além disso, com a sanção da Lei nº 14.533/2023, de 11/01/2023, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital – PNED, diversos temas relacionados com a inclusão digital, a computação, o ensino de programação, a robótica e as novas tecnologias educacionais ganharam importância social e econômica. Portanto, é de fundamental importância a proposição de projetos e ações que possam contribuir com o incentivo às políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis.
Nesse contexto, a ação de extensão NERDS da FACOM apresenta-se como uma das alternativas para os estudantes dos cursos ofertados na FACOM/UFMS, favorecendo a consolidação da ação, bem como o seu crescimento e expansão, promovendo não apenas a formação integral dos estudantes, mas também o envolvimento da sociedade com assuntos como a inclusão digital, a educação digital escolar, o ensino de computação, a robótica educacional e uso e aplicação das novas tecnologias na educação e na solução de problemas sociais identificados, com o objetivo de propor e realizar diversas atividades que possam disseminar, promover e desenvolver competências digitais, por meio de cursos, palestras, oficinas, treinamentos, projetos interdisciplinares, bem como a participação em provas e competições científicas.